Intermodal Xperience: quais a principais tendências do setor de transporte e logística?

Intermodal Xperience Tendências

A Plimor está sempre em busca das melhores referências e de agregar conhecimento às suas operações, para garantir ainda mais qualidade nos seus serviços. Por isso, participa ativamente de eventos e atividades voltados às tendências de mercado, como é o caso da Intermodal Xperience, a maior feira da Américas para o setor.

Neste ano, em sua primeira edição totalmente online, o evento reuniu mais de 40 palestrantes e quatro mil espectadores, em palestras e tours virtuais em grandes companhias. Dentre as principais tendências abordadas, destacamos uma lista com as mais fundamentais para a evolução mercadológica do setor. Confira!

  • Os impactos da transformação digital no transporte de cargas
  • Logística e inteligência artificial
  • Otimização e digitalização em strategic sourcing
  • A tecnologia como agente de sucesso nas operações logísticas
  • A expansão do Last Mile e o uso de drones
  • A utilização de veículos elétricos nas entregas urbanas
  • Redução de custos operacionais por meio de eficiência energética
  • Transformação digital e omnicanalidade
  • Tecnologia aliada na gestão e na segurança de frotas

De um modo geral, as tendências vêm na esteira da transformação digital e dos avanços tecnológicos, cada vez mais fortes. Tudo isso também está ligado ao ecossistema do e-commerce, que vem crescendo dia a dia de forma acelerada.

Transformação digital e supply chain

Uma das palestras da Intermodal Xperience abordou os principais impactos da transformação digital em supply chain. O setor passou por mudanças importantes com a pandemia do novo coronavírus, que praticamente anulou os modelos de previsão de demanda, planejamento, uso de mão de obra e projeção de caixa. Impacto significativo nas cadeias globais de suprimentos e comércio em geral.

De acordo com o especialista na área, Leonardo Fernandes, a adaptação aos novos modelos acabou gerando oportunidades para inovação e colaboração. Hoje, flexibilizou-se o planejamento, adaptando-o às mudanças de comportamento.

O ideal é que se trabalhe utilizando as 4 vertentes básicas da transformação digital: Processos, Modelos de Negócios, Cultura e organização e Novos negócios.                                                           

Repensar estratégias, avaliar a jornada do cliente e buscar novas maneiras para retomar o crescimento colaborativamente fazem parte das novas oportunidades de negócios dentro do supply chain.

Novas tendências do ecossistema de e-commerce

O crescimento do e-commerce exigirá novos modelos para varejistas e operadores logísticos. Pelo menos é o que se percebe com a grande aceleração do seu crescimento, uma resposta à rápida adesão dos consumidores ao novo comportamento, cada vez mais exigente. Com o avanço da tecnologia, os consumidores têm expectativas cada vez mais altas em relação a conveniência, prazo, preço, opções de devolução e sustentabilidade.

Essa aceleração do crescimento do ecossistema de vendas online também foi um dos temas principais da Intermodal Xperience. Segundo dados apresentados na feira:

  • o varejo online brasileiro crescerá 10 vezes mais rápido do que o offline,
  • 40% de todo o crescimento do varejo brasileiro virá do e-commerce,
  • vestuário e cosméticos são as categorias que vão crescer mais rápido,
  • a participação das vendas online crescerá em todas as categorias.

Como acessar o conteúdo completo

Quem não pode participar das palestras durante a sua realização pode conferir os conteúdos na íntegra e gratuitamente. Eles estão disponíveis na plataforma da Intermodal Xperience, onde basta acessar e criar o cadastro para ver os vídeos.

Ligada ao futuro

Observando as tendências, a Plimor investe dia a dia em sua equipe e rede de estrutura, a fim de otimizar seus serviços, agilizar seu trabalho e oferecer aos seus clientes a melhor experiência. Entre em contato conosco e saiba como podemos crescer juntos, nesses novos cenários de agora e do futuro!