Integração de motoristas em tempos de pandemia: como a Plimor acolhe os novos profissionais?

Integrar e acolher os novos profissionais são forças que estão na essência da Transportadora Plimor, na busca por oferecer as melhores soluções em transporte de carga. Essa etapa é muito importante para que as equipes compreendam a filosofia, a cultura e as políticas da empresa.

A fim de facilitar e agilizar a integração de profissionais em longa distância, principalmente em tempos de pandemia, a Plimor optou pela sua realização online. Ou seja, motoristas e equipes participam desse momento via plataforma Teams, não tendo a necessidade de se deslocarem até a matriz.

Esse formato de integração garante ao mesmo tempo a preservação da segurança dos profissionais e seu bem-estar, além de manter a qualidade e a afetuosidade da ação. Isso porque a plataforma permite bate-papo, videoconferência e troca de arquivos, como se todos estivessem no mesmo ambiente real.

Como funciona

A gestora de Recursos Humanos da Plimor, Rozimari Spinelli, explica que o momento serve para compartilhar informações e capacitar o novo profissional, instruindo-o sobre as tarefas e acolhendo-o para que se sinta parte da empresa. É a hora para ver direitos e responsabilidades.

– Só é possível dar um bom resultado se houver conhecimento da razão e do motivo do que está exercendo, qual sua contribuição para o serviço final e para alcançar os objetivos da empresa – explica Rozimari.

Segundo a gestora, um profissional acolhido, orientado e responsabilizado, certamente irá se sentir motivado a atuar e exercer seu cargo da melhor maneira, compreendendo as necessidades dos clientes.

O motorista Leandro da Silva Batista, morador de Nova Santa Rita, comenta sobre a importância da integração para tirar dúvidas, aprender como funciona o rastreamento e outros detalhes de segurança, além de demais procedimentos. Ele ainda frisa o caráter acolhedor da equipe.

– Foi muito bem explicado. E sem falar no alto astral que cada um tinha. Realmente uma equipe muito boa para apresentar a empresa – destaca Batista.

Quem participa

  • RH: apresenta a empresa, as normas de conduta e as competências de cada cargo. Ressalta a importância do uso do uniforme e orienta sobre a utilização dos meios de comunicação da empresa, além de apresentar a estrutura organizacional da Transportadora e as diretrizes de crescimento pessoal e profissional.
  • Frota: explana para os motoristas assuntos relacionados a escalas de viagens, marcações de ponto, diárias e prevenção de acidentes. Também abordam tópicos sobre o correto preenchimento do check-list em todas as viagens.
  • Gerenciamento de risco: o intuito é treinar os motoristas e as equipes a fim de que tenham autonomia para utilizar o rastreador dos veículos, garantindo a plena segurança. É o momento também de aprender sobre comandos a serem executados em todas as etapas da viagem, como paradas nos locais, saída e chegada na empresa, o que fazer em casos de sinistro, entre outros.
  • Segurança do trabalho: apresenta aos profissionais alguns cuidados e procedimentos na empresa para segurança de todos. Dentre os principais tópicos estão a obrigatoriedade do uso do cinto, atenção ao dirigir, direção defensiva. São passadas informações sobre o procedimento de engate e desengate das carretas, no carregamento e descarregamento, descarte correto de objetos, normas de permanência em locais de risco. Também dão reforçadas normas como a realização do teste do bafômetro no início e no final do expediente.
  • Qualidade: faz um breve histórico da empresa e da sua atuação, unidades de negócios e certificações como ISO 9001. São apresentadas as políticas de qualidade e os procedimentos em acordo com a certificação, além de algumas particularidades do setor, cuidados com o transporte de mercadorias, atendimento aos clientes, entre outros.