Com a mudança nos modelos de negócio, acentuada nos últimos anos, as empresas estão cada vez mais buscando investir em soluções logísticas de alta performance, a fim de atender a demanda de entregas. E uma aliada forte nessa hora é a tecnologia, que também vem evoluindo e muito.
Desde digitalização de documentos até automação de operações, as empresas de transporte utilizam-se de evoluções tecnológicas. Os EDIs e WEBSERVICES são sistemas de integração que garantem maior agilidade, segurança e confiabilidade no transporte.
Mas, você sabe o que são EDIs e WEBSERVICES, como eles funcionam e quais são seus benefícios? Confira a seguir!
EDI – Eletronic Data Interchange
A sigla EDI significa Eletronic Data Interchange, em tradução Intercâmbio Eletrônico de Dados. O sistema faz uma integração estruturada de dados, por meio de transmissão eletrônica e comunicação padronizada. Ele permite ligações diretas entre dois ou mais sistemas, reduzindo drasticamente a possibilidade de falhas ao longo da cadeia logística.
WEBSERVICE – Tradução para Serviço na WEB
É um pequeno sistema informatizado. Similar ao EDI, o WEBSERVICE é utilizado para trocar informações entre duas ou mais organizações de forma automatizada e padronizada.
De maneira resumida, essas tecnologias tem como objetivo agilizar a troca de informações e dados entre operadores envolvidos no processo logístico. Elas fazem uso de padrões pré-estabelecidos entre embarcador e transportadora, que geram diversos benefícios para todos.
Benefícios do EDI e do WEBSERVICE na logística
Cliente satisfeito é o objetivo de todos que atuam na cadeia logística. E a utilização de EDI e WEBSERVICES são tecnologias que potencializam isso, por promover diversos benefícios diretos, desde o embarque da mercadoria até a sua entrega.
O uso dessas duas tecnologias facilita o cálculo do frete e elimina a necessidade de imprimir vários documentos. Elas também promovem maior agilidade na emissão e no recebimento de notas fiscais e outros documentos importantes para o transporte.
Além disso, são diversos outros os benefícios do EDI e do WEBSERVICE, confira:
- agilidade na troca de informações e dados
- padronização de ações
- automação de processos
- simplificação de atividades
- integração de linguagens de dados
- redução no tempo de processamento
- diminuição de custos
- restrição de erros no processo
- melhora na frequência de faturamento
- rapidez no recebimento de notas, faturas, conhecimentos de transportes, entre outros
- maior velocidade no tempo de entregas
Sua importância no transporte de encomendas
Entendido o conceito e os benefícios gerais do EDI e do WEBSERVICE, vamos compreender melhor qual a sua aplicabilidade no transporte de cargas. Afinal de contas, como o sistema atua para melhorar os processos de coleta e entrega de mercadorias?
Todos os benefícios citados acima estão incorporados quando embarcador e transportadora utilizam essas duas tecnologias, porque permitem que as empresas façam o envio de todas as informações necessárias para emissão dos documentos por parte da transportadora. Isso garante agilidade na documentação.
Em contrapartida, a transportadora pode manter a empresa sempre bem informada sobre a situação das encomendas e suas etapas.
Além disso, o EDI e o WEBSERVICE permite que seja feito o faturamento dos serviços e emitidos os boletos, com exatidão de valores. Uma forma segura e rápida.
Como funciona a implementação do EDI e do WEBSERVICE?
Você deve estar se perguntando: mas o que eu preciso fazer para implementar esse sistema na minha empresa? A resposta é simples.
Essa parte técnica que é complicada para quem não é do ramo, é feita pela equipe especializada da transportadora. No caso da Plimor, a implementação fica a cargo dos especialistas em TI e o formulário abaixo é que dá origem à implementação. Ou seja, tudo flui da melhor maneira possível e de forma rápida, para trazer benefícios imediatos a todos.