Menos papel: Plimor investe em iniciativas sustentáveis e de inovação

menos papel

A Transportadora Plimor está sempre na busca por melhorias em seus processos, mirando tendências e implantando novos modelos de inovação. Desde o mês de setembro deste ano, a empresa atua com o comprovante de entrega eletrônico, dispensando a necessidade da impressão do documento e armazenando digitalmente todos os documentos.

O tema está tão em alta, que foi destaque da revista do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), na edição outubro-novembro. A publicação exalta que a substituição dos documentos impressos por versões digitais pode ser feita, a partir de um Ajuste SINIEF, estabelecido pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) e publicado no Diário Oficial da União, que passou a valer em setembro.

Como funciona

A partir da mudança implementada pela Plimor ainda em setembro, ao invés de coletar a assinatura do destinatário no conhecimento de transporte, o entregador solicita a assinatura na etiqueta adesiva, que fica nas embalagens e depois faz a foto da etiqueta assinada. Quando as encomendas não contêm etiqueta padrão da Plimor, a assinatura pode ser coletada junto ao Romaneio, que serve para relacionar as mercadorias a serem entregas e suas rotas.

Em ambos os casos, depois de fotografar a etiqueta, o entregador solicitará a assinatura do recebedor no aplicativo de entregas, fazendo o registro digital de todo o processo.

Vantagens

A principal vantagem é que esse novo padrão traz maior praticidade em todo o processo de transporte e entrega de mercadorias, beneficiando as equipes, os clientes embarcadores, mas principalmente os clientes destinatários. Outro fator é a diminuição de elementos burocráticos e de custos. No modelo de entrega impresso, há a necessidade de arquivamento e catalogação de todos os documentos físicos, onerando a operação. Isso não acontece no digital.

O comprovante de entrega na versão digital também possui grande apelo sustentável, na medida em que evita a necessidade de impressão de folhas de papel. Alinha-se portanto aos novos tempos, onde diminuem-se gastos desnecessários e potencializam-se trocas de informações pelo meio online.

Nota Fiscal em QR Code

Outro importante passo da Plimor no quesito inovação é o embarque da Nota Fiscal via QR Code nas etiquetas adesivas dos produtos. Com isso, basta apontar a câmera do celular para o código bidimensional para abrir o link com a nota fiscal do produto embarcado. Isso facilita o acesso ao documento, a identificação do produto e ainda permite que a nota não precise ser anexada junto à encomenda.

nota no qr code

Por dentro das siglas

  • NF: Nota Fiscal
  • NF-e: Nota Fiscal Eletrônica
  • DACTE: Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico
  • DANFe: Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica
  • DACTe: Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico
  • DAMDFe: Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
  • CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico
  • MDF-e: Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais