A Transportadora Plimor está sempre na busca por melhorias em seus processos, mirando tendências e implantando novos modelos de inovação. A empresa já atua com o comprovante de entrega eletrônico, dispensando a necessidade da impressão do documento e armazenando digitalmente todos os documentos.
Como funciona
A partir da mudança implementada pela Plimor, ao invés de coletar a assinatura do destinatário no conhecimento de transporte, o entregador solicita a assinatura na etiqueta adesiva, que fica nas embalagens e depois faz a foto da etiqueta assinada. Quando as encomendas não contêm etiqueta padrão da Plimor, a assinatura pode ser coletada junto ao Romaneio, que serve para relacionar as mercadorias a serem entregas e suas rotas.
Em ambos os casos, depois de fotografar a etiqueta, o entregador solicitará a assinatura do recebedor no aplicativo de entregas, fazendo o registro digital de todo o processo.
Vantagens
A principal vantagem é que esse novo padrão traz maior praticidade em todo o processo de transporte e entrega de mercadorias, beneficiando as equipes, os clientes embarcadores, mas principalmente os clientes destinatários. Outro fator é a diminuição de elementos burocráticos e de custos. No modelo de entrega impresso, há a necessidade de arquivamento e catalogação de todos os documentos físicos, onerando a operação. Isso não acontece no digital.
O comprovante de entrega na versão digital também possui grande apelo sustentável, na medida em que evita a necessidade de impressão de folhas de papel. Alinha-se portanto aos novos tempos, onde diminuem-se gastos desnecessários e potencializam-se trocas de informações pelo meio online.
Nota Fiscal em QR Code
Outro importante passo da Plimor no quesito inovação e pioneirismo é o embarque da Nota Fiscal via QR Code nas etiquetas adesivas dos produtos. Com isso, basta apontar a câmera do celular para o código bidimensional para abrir o link com a nota fiscal do produto embarcado. Isso facilita o acesso ao documento, a identificação do produto e ainda permite que a nota não precise ser anexada junto à encomenda.
Por dentro das siglas
- NF: Nota Fiscal
- NF-e: Nota Fiscal Eletrônica
- DACTE: Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico
- DANFe: Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica
- DACTe: Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico
- DAMDFe: Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
- CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico
- MDF-e: Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
Post originalmente publicado em novembro de 2019 e atualizado em outubro de 2020.