Muitas vezes, na hora de contratar uma empresa para transporte de mercadorias, ouve-se o termo carga fracionada, e algumas pessoas possuem dúvidas sobre o que isso significa e como é feito seu transporte.
Com o crescimento do e-commerce, a tendência da necessidade de utilização de serviços de carga fracionada deverá aumentar também. Se você é dono de um pequeno ou médio empreendimento, ou é pessoa física, e deseja enviar mercadorias, é importante entender mais sobre o assunto.
Por isso, vamos procurar explicar de maneira rápida o que é carga fracionada e como é feito o seu transporte.
Definição de carga fracionada
O conceito de carga fracionada no meio logístico se define pelo transporte de pequenas remessas, onde é cobrado apenas o frete referente à mercadoria embarcada. Ou seja, quem deseja embarcar uma mercadoria não precisa fretar um veículo dedicado exclusivamente para a carga.
Supondo que você deseje enviar uma encomenda de São Paulo até Florianópolis, não é preciso contratar um veículo específico para fazer essa entrega. Uma transportadora que atua com carga fracionada irá coletar seu produto e de outros clientes que tenham o mesmo destino, e essas encomendas irão compartilhar o mesmo caminhão ou carreta.
O principal benefício disso, obviamente, está no preço do frete. Como a transportadora reúne diversas encomendas, conforme planejamento, pode praticar valores de frete mais justos e acessíveis.
Rotas e planejamento
Melhor compreendida a definição de carga fracionada, vale a pena conhecer um pouco do que uma transportadora profissional se utiliza para garantir as entregas. Afinal de contas, de nada adiantaria um frete acessível, se a mercadoria não chegasse ao seu destino ou tivesse atrasos.
Reunir diversas encomendas de clientes diferentes requer experiência, planejamento e tecnologia. Transportadoras experientes estão sempre investindo nisso, para que seus processos logísticos melhorem cada vez mais.
Para que a mercadoria embarcada chegue corretamente ao se destino, a transportadora possui um moderno sistema de rotas e gerenciamento das cargas, dos terminais, dos centros de distribuição, da frota e dos funcionários. Trata-se de uma rede logística inteligente, que faz com que as encomendas sejam enviadas corretamente e de maneira segura.
Quais os principais mecanismos para a correta entrega
Abaixo, reunimos os principais mecanismos que a maioria das boas transportadoras utilizam para garantir a correta, segura e rápida entrega das encomendas em cargas fracionadas. Confira:
- Rastreamento completo da encomenda
- Utilização de sistemas automatizados (sorter)
- Seguro de 100% das cargas embarcadas
- Gerenciamento de riscos
- Monitoramento de entrega via aplicativo
- Otimização da rota logística
- Qualificação constante da equipe
- Terminais e centros de distribuição avançados