Vendendo pela internet: como criar a descrição certa para o produto

O desejo de quem atua no ramo de e-commerce, independentemente do tamanho do negócio, é vender mais e melhor, não é mesmo? Para que isso aconteça, diversos fatores estão envolvidos, se movimentando e fazendo girar a engrenagem das vendas. Um dos mais assertivos é a descrição certa do produto no canal de vendas.

Convencer o visitante da loja virtual a realizar uma compra é o objetivo de uma descrição atraente da mercadoria, que deve reunir pilares como informação detalhada, boa redação e linguagem adequada para o público.

Vamos ver algumas dicas infalíveis para melhorar a descrição do seu produto na internet?

Definição do público-alvo e das potenciais

Uma das premissas básicas da boa descrição de uma mercadoria é ter informação sobre quem é seu cliente potencial. Desse modo, deve-se ter em mãos o público-alvo do negócio, com informações como faixa etária, sexo, localização e interesses dos possíveis clientes.

A partir disso, o ideal é criar modelos de possíveis clientes, as chamadas personas, que contêm dados mais aprofundados responsáveis por fazer a correlação com o produto, como faixa salarial, profissão, atividades de hobby, etc. Atenção: isso deve ter relação clara com o produto.

O conhecimento sobre quem é o cliente fornece subsídio para a linguagem que o produto exige na hora de ser exposto na vitrine virtual.

Informações básicas do produto

Quem compra pela internet gosta de informações claras e objetivas sobre a mercadoria. Dentre elas estão tamanho, modelo, cor, funcionalidades, quais materiais compõem, etc. Obviamente, preços e condições de pagamento ou promoção também normalmente são expostos com destaque.

Também não economize em boas imagens. Comemos com os olhos, mas também compramos com os olhos.

Benefícios do produto

O possível comprador precisa perceber os valores agregados daquele produto que está sendo vendido pela internet, e quais os benefícios que ele pode trazer. Nesse ponto, é importante observar o que o cliente está buscando quando pesquisa por determinado produto. Por exemplo: pode ser maior conforto ou elegância, a necessidade de solucionar algum problema imediato, custo-benefício, o desejo de encontrar algo ‘perfeito para ele’.

Especificações técnicas

A falta de clareza nas especificações técnicas ou a incorreção nessas informações pode fazer com que o visitante do site opte pelo concorrente, por se sentir mais seguro na descrição. Atualmente, as pessoas costumam olhar em detalhe as especificações das mercadorias para ter certeza de que estarão comprando o produto ideal.

Destaque o serviço de entrega

Comprar pela internet está absolutamente ligado ao conforto e a praticidade que o e-commerce proporciona. E uma das fundamentais é que o comprador poderá receber no seu lar ou no trabalho (ou ainda em qualquer endereço) o seu produto tão desejado. Invista nessa mensagem quando for descrever a oferta da sua mercadoria na loja virtual.

Deixe claro que ele irá receber a encomenda no prazo estipulado, que ele poderá acompanhar a viagem do seu produto e que tudo é muito seguro. Claro, para isso, tenha sempre uma transportadora ou um parceiro logístico que garanta esse serviço com satisfação para todos.

Se precisar de algumas dicas, acesse mais informações em nosso blog, que contém textos importantes sobre frete, transportes e logística!