Segurança no transporte: pense nisso na hora de contratar frete

segurança no transporte

Já pensou em como a segurança no transporte de mercadorias pode influenciar o seu negócio? Independentemente do valor da carga, perdê-la para criminosos traz prejuízos imensos às empresas, não é mesmo?

Dados sobre roubo de cargas

De acordo com dados recentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre 2011 e 2016, os roubos de carga custaram mais de 6,1 bilhões à economia brasileira. Foram quase 100 mil ocorrências do gênero, durante esse período.

A pesquisa da instituição indica que um roubo de carga é registrado a cada 23 minutos, em todo o país. Os estados que representam maiores índices desse tipo de crime são Rio de Janeiro e São Paulo.

Mas a situação em todo o Brasil coloca o país em uma posição nada agradável no quesito: é o oitavo mais perigoso, em uma lista de 57.

Consequências da falta de segurança no transporte

Entreposto entre causa e consequência do roubo de cargas está o cenário de segurança pública, carente de grandes investimentos em todas as esferas. É clara a falta de ações de polícia integrada e pronta para coibir e combater esse tipo de crime, por insuficiência de verbas e apoio de governos.

segurança no transporte 2

Os efeitos da falta de segurança no transporte de cargas atingem uma cadeia gigante da economia, desde o embarcador, a transportadora até o cliente final. Mas, vamos nos concentrar nos impactos que isso tudo pode causar para quem embarca uma mercadoria.

Seu negócio corre risco caso você não se preocupe com a segurança no transporte da sua carga. Além da insatisfação do seu cliente, caso algo ocorra com o produto a ser entregue, o roubo pode trazer prejuízos financeiros irreversíveis.

Claro que isso depende muito da quantidade e dos valores transportados, mas, perder dinheiro não faz bem a nenhuma empresa. Por isso, independentemente do tamanho, da quantidade e do valor da carga que você deseja embarcar, sempre procure pensar na segurança.

Prevenção e combate

Como vimos, o cenário complicado e as consequências da falta de segurança no transporte exigem ações inteligentes de quem deseja que sua mercadoria chegue ao destino sem nenhuma interferência. Mas, e como fazer isso?

A questão da segurança pública, convenhamos, é muito mais complexa e depende de agentes indiretos. Então, é importante prestar muita atenção no que a transportadora oferece para garantir a entrega plena da sua mercadoria. Alguns itens que ela deve ter:


Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone