Roteirização inteligente: por que ela é importante para sua empresa

roteirização inteligente plimor 2

Planejamento para diminuição de custos e melhor eficiência do negócio é essencial para qualquer empresa, em qualquer época. No entanto, quando o cenário é de oscilação econômica e mudanças de modelos de negócio, esse fator essencial se torna ainda mais forte para as organizações.

Umas das maneiras mais eficientes de contribuir com esse planejamento, de maneira a reverter em benefícios concretos, é investir em roteirização inteligente. Entenda mais sobre isso.

O que é roteirização inteligente

Para levar uma mercadoria de um ponto a outro, é preciso que o transportador pense no caminho mais adequado, considerando diversos fatores que influenciam nisso. Por exemplo, alguns deles são distância, pedágios, status do tráfego, condições das rodovias, restrições de veículos, entre outros.

Esse trabalho de planejar e definir os caminhos das encomendas pode ser chamado de roteirização, um processo bastante natural no meio logístico. Contudo, a grande jogada está na roteirização inteligente, ou seja, nesse mesmo trabalho executado de maneira mais potencial e eficiente, diminuindo os custos econômicos e de tempo.

Mas, como isso é feito? Não é extremamente complexo? Para responder a essas perguntas, entra em cena a tecnologia, a melhor aliada na execução do planejamento. Atualmente, existem softwares roteirizadores, que são capazes de fazer equações profundas de forma rápida, otimizando tempo e dinheiro.

São esses softwares, somados à competência profissional do operador logístico, que fazem a roteirização inteligente de verdade.

Quais seus principais benefícios

A roteirização inteligente permite saber exatamente qual o caminho percorrido pela frota em quanto tempo, ou seja, é ter o controle da rota. Esse tipo de informação é vital para coletas e entregas de encomendas de forma eficiente.

Outro benefício é a redução de custos, algo que todo negócio busca para se tornar mais rentável. Ao roteirizar de maneira inteligente, são deduzidos custos como manutenção do veículo, combustível, pedágios, seguro, por exemplo.

O fato de descomplicar o trabalho também está dentre as vantagens da roteirização inteligente. O que isso quer dizer? Quanto mais fácil se torna o dia a dia do motorista e das equipes de coleta e entrega, melhor será seu resultado, garantindo qualidade e satisfação dos clientes.

Ainda, vale ressaltar que a roteirização inteligente promove padrões seguros de transporte, algo que reflete na reputação da transportadora e consequentemente dos seus clientes. Seguir padrões altamente testados garante a eficiência do processo e diminui a incerteza.

Portanto, recapitulando, os principais benefícios da roteirização inteligente são:

  • Controle das rotas
  • Redução dos custos
  • Facilitação do trabalho
  • Garantia de padrões

Como ter isso a seu favor

Mas então, toda empresa que trabalha com entrega de mercadorias precisa implantar essa estrutura? Não precisa. E nós explicamos por quê.

Para ter sucesso no transporte de encomendas, qualquer negócio deve ter ao seu lado um bom parceiro logístico, que tenha expertise no ramo e que, obviamente, faça uso da roteirização. Essa é a chave para que a empresa se dedique àquilo que é seu core business, seu negócio principal.

Com mais de 45 anos de experiência no ramo logístico, a Plimor utiliza a roteirização inteligente em benefício do seu trabalho o que gera, consequentemente, vantagens para seus clientes e, por fim, os clientes dos clientes. A empresa investe permanentemente em tecnologia e infraestrutura, desenvolvimento de equipes e modelos de eficiência.

Entre em contato, calcule seu frete e descubra como atuamos para coletar e entregar produtos de forma eficiente, cuidadosa e segura, garantindo ótimos resultados!

[cta id=’438′]