Quando é possível enviar mercadorias sem nota fiscal?

sem nota fiscal

Recentemente, o correio anunciou que irá exigir nota fiscal em encomendas sujeitas a tributação e que nenhuma delas será aceita sem que o documento esteja afixado na embalagem. Isso gerou algumas dúvidas sobre a possibilidade do envio de mercadorias sem nota fiscal.

Por isso, resolvemos explicar melhor em quais casos é possível utilizar uma transportadora para enviar produtos sem a necessidade de nota fiscal.

Transporte sem nota fiscal é para pessoa física

Exatamente isso: a possibilidade de enviar produtos ou mercadorias sem a exigência da emissão de nota fiscal existe unicamente para pessoas físicas. Portanto, não é possível que uma empresa de e-commerce, por exemplo, envie encomendas sem emitir o documento fiscal.

Essa modalidade é voltada para quem deseja contratar frete para transportar algum item de uma cidade a outra e que não se caracterize como negócio tributado. Por exemplo, o envio de algumas peças de roupas, como já tratamos aqui no blog.

No caso de envio por pessoa jurídica (empresas ou microempreendedores individuais), há a exigência da nota fiscal, por conta da orientação dos órgãos de fiscalização tributária. Mercadorias enviadas sem o documento podem causar problemas tanto para o remetente quanto para a transportadora que está prestando o serviço.

Envio sem nota fiscal exige Declaração de Transporte

Mas, a não obrigação de nota fiscal por parte das pessoas físicas não significa que a transportadora colete e entregue a mercadoria sem uma documentação. A Plimor, por exemplo, emite uma Declaração de Transporte, que comprova a origem e a legalidade da mercadoria.

Esse documento acompanha a encomenda desde a sua coleta até a entrega, para garantir o processo seguro e dentro das normas da legislação. Ele contém todas as informações referentes ao produto que está sendo transportado, que o remetente registrou na hora da solicitação da coleta.

Como fazer a solicitação do transporte sem nota fiscal

Os interessados em contratar o transporte de algum produto que não possua nota fiscal devem entrar no site da Plimor e ir até o botão Calcular Frete, para que seja feita uma cotação. Depois de preencher os dados corretamente, a cotação será enviada por e-mail e, lá mesmo, deve ser feita a solicitação de coleta do produto.

Na hora de preencher os dados é bem importante descrever com clareza o que será transportado e considerar o valor correto do produto. Isso é muito importante também para o seguro da carga. No caso de algum sinistro, o cliente receberá a compensação de acordo com o valor declarado da mercadoria.

Tudo é muito simples, rápido e seguro. Então, se você precisa enviar alguma mercadoria, ou precisa que alguém busque algo para você, solicite agora mesmo o frete, utilizando-se da modalidade de transporte sem nota fiscal.

Tamanhos, pesos e medidas da encomenda

– Medidas mínimas: 10cm de altura X 25cm de largura X 20cm de comprimento

– Medidas máximas: 80cm de altura X 60cm de largura X 90cm de comprimento

– Peso: cada volume transportado poderá ter entre 1Kg e 50Kg

transporte sem nota fiscal 500px