O que avaliar antes de contratar uma transportadora

Mais cedo ou mais tarde, todos irão precisar de alguma transportadora, seja para receber ou para enviar alguma mercadoria. O crescimento das vendas pela internet também possibilitou que novas empresas (pequenas, médias ou grandes) entrassem para o e-commerce.

Se você é proprietário ou trabalha em alguma empresa que está nesse mercado, talvez já deva ter se deparado com uma dúvida: qual transportadora contratar para fazer as entregas? Nós selecionamos sete principais itens na hora de fazer essa escolha.

1 – Segurança

Talvez um dos principais fatores a serem levados em conta na hora de contratar uma transportadora é a capacidade que ela tem de garantir a segurança. Embarcar produtos em empresas que têm essa garantia deixa todo mundo tranquilo, à medida que ninguém sairá no prejuízo caso algum problema aconteça.

O cliente deve procurar saber se a empresa oferece seguro em todos os embarques, possui frota rastreada e rotas de coleta e entrega acompanhadas em tempo real.  Além disso, é preciso verificar se a transportadora possui terminais monitorados, o que possibilita ações efetivas em situações de risco.

2 – Tecnologia

Atualmente, com os avanços tecnológicos, não há desculpas para que as transportadoras não ofereçam sistemas modernos de coleta e entrega. Por meio deles, é possível melhorar a rastreabilidade das cargas de maneira ímpar.

Antes de contratar uma transportadora, verifique se ela rastreia embarques desde a coleta até entrega e se envia dados em tempo real para acompanhar a mercadoria. Também é indicado optar por empresas que utilizem algum sistema que agiliza processos de carga e descarga, o que influencia no tempo de entrega e diminui problemas de roteiros ou avarias na carga.

tecnologia em transportadora

3 – Agilidade

Tempo é dinheiro, não é mesmo? Por isso, o histórico de cumprimento de entregas nos prazos combinados é essencial para qualquer negócio. O remetente precisa ficar atento a isso na hora de contratar uma transportadora.

4 – Profissionalismo

Não há mais espaço para amadores em nenhuma área, muito menos no setor de fretes e transportes. Por isso, é importante verificar se a empresa que irá fazer a gestão da carga possui experiência e profissionais qualificados para fazê-la.

Transportadoras profissionalizadas manuseiam melhor a carga, roteirizam melhor as linhas de coleta e entrega, lançam mão de tecnologias adequadas e, por fim das contas, atendem melhor ao cliente.

5 – Abrangência

Os locais onde a carga será coletada e entregue são importantes balizadores na hora de optar por alguma transportadora. Verifique se a empresa possui unidades ou centros de distribuição nas áreas onde você pretende atuar.


6 – Custo e benefício

Aqui vale uma regra de ouro: desconfie de fretes muito abaixo do preço de mercado. Na hora de contratar uma transportadora, é muito importante verificar as tarifas e buscar aquelas que impactem menos no valor final da operação, mas que também tenham garantias de qualidade na coleta e na entrega.

É imprescindível ficar atento a tudo que aquele preço de frete oferece como tecnologias, sistemas de segurança, prazos de entrega, rastreio de dados, entre outros. Afinal de contas, vale sempre a busca da melhor relação custo-benefício.

7 – Atendimento

Como é bom saber que temos alguém para contar na hora de alguma dúvida, não é mesmo? Por isso, procure contratar transportadoras que ofereçam serviços de atendimento ágeis. Antes de fazer a escolhe, verifique quais canais de contato a empresa oferece e, se for o caso, até faça testes.

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone