Logística: saiba qual a sua importância e influência no e-commerce

logística

O Brasil está se consolidando cada vez mais no e-commerce, com um avanço significativo nos últimos dez anos não apenas nos grandes centros urbanos, mas em todo o território. Com o aumento da oferta de produtos e serviços via internet, cresceu também a busca e o investimento em logística.

Estima-se que até 2021 as vendas pela internet deverão dobrar e, até lá, mais 27 milhões de pessoas farão sua primeira compra online. O e-commerce deverá crescer em todas as categorias, mas principalmente em roupas, acessórios, beleza e cosméticos, livros, equipamentos de áudio e vídeo, etc.

Dado esse grande nicho, empresas (de todos os tamanhos) e empreendedores individuais estão cada vez mais atentos a vender pela internet, seja por sites ou aplicativos. Diante disso, precisam ter em mente a importância e a influência da logística do seu negócio.

Boa logística é diferencial competitivo

Independentemente da área de atuação ou do tamanho do negócio que trabalhe com e-commerce, ter um planejamento logístico eficiente é um diferencial competitivo crucial para o sucesso das vendas. Pensar na logística é essencial, portanto, há que se conhecer bem os processos, o público, a área de atendimento e as atividades da empresa.

Trata-se de um trabalho que exige dedicação e tempo, mas que terá retorno garantido, com menos erros, maior assertividade e também satisfação dos clientes.

logística

Com o crescimento do mercado online, também cresceu a concorrência, obviamente. Então, como fazer para se diferenciar dos concorrentes? Além do produto em si, com suas características, os fatores ligados a sua entrega e o planejamento logístico devem ser priorizados. Uma mercadoria vendida pela internet deve ser entregue de maneira rápida, segura e a um preço justo.

Papel da transportadora no planejamento logístico

A logística de um negócio que vende pela internet deve considerar sobremaneira a importância da contratação da transportadora certa, que atenderá as demandas necessárias. Os consumidores de hoje estão cada vez mais exigentes e buscam comprar de quem faça uma entrega rápida, segura e que seja transparente com prazos e roteiros.

Por isso, na hora de avaliar uma transportadora para ser parceira logística é importante avaliar se ela cumpre determinados requisitos:

Segurança

A transportadora trabalha com sistemas de monitoramento? Possui seguro das cargas? A frota é rastreada? Os terminais são rastreados? A encomenda também?

Agilidade

Quanto a transportadora cumpre os prazos determinados e averbados? Qual é o seu histórico de entregas?

Profissionalismo

A empresa de transportes possui profissionais na sua gestão e execução? Há quanto tempo ela atua no mercado de cargas e frete? Ela se utiliza de sistemas que não sejam amadores?

Tecnologia

Os sistemas de tecnologia da transportadora favorecem a logística? Ela possui sistemas que agilizam carga e descarga? Aplicativos que enviam dados em tempo real? Rastreamento das encomendas?

logística tecnologia

Abrangência

Qual é o território de abrangência da transportadora? Ela atende os municípios para onde será preciso enviar as mercadorias?

Custo e benefício

Qual é o valor do frete? Está dentro da faixa que o mercado pratica? Está muito abaixo? Quais os benefícios embarcados no preço do transporte?

Atendimento

A transportadora possui canais de atendimento? Disponibiliza telefones, formulários e sistemas para acompanhamentos dos serviços?

Como fazer a escolha certa

Como se vê, a logística tem importância fundamental para o sucesso de qualquer negócio e, saber escolher a transportadora certa é um passo assertivo. Mas como fazer isso?

Baixe nosso e-book com dicas, informações e tutoriais de como contratar a transportadora certa na hora do frete. Não perca tempo e nem dinheiro!

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone