A relação entre logística avançada e fidelização de clientes

fidelização de clientes

Muitas vezes você já deve ter ouvido por aí a ideia de que melhor que vender é vender de novo e de novo. Mas para isso acontecer, principalmente no ramo do e-commerce, para que ocorra a fidelização de clientes, um dos fatores mais importantes é a logística que seu negócio adota.

Por esse motivo, neste post, vamos abordar algumas informações relacionadas ao comportamento do consumidor moderno e tratar sobre aspectos decisivos na hora de reter clientela.

Consumidores exigentes

O consumidor do mundo atual está mais consciente, tem maior acesso a informações e isso reflete no seu grau de exigência. Pode-se dizer que um critério está sendo melhor analisado por esse cliente: qualidade dos produtos e dos serviços.

Somado a isso está a maior oferta que o mercado proporciona, nesses novos modelos comerciais de compra e venda. Esses fatores contribuem para tornar o consumidor flutuante, ou seja, menos acorrentado a possibilidades restritas de compra.

O cenário, portanto, exige de empreendedores que olhem cada vez mais para os pilares de eficiência das empresas, com foco na fidelização de clientes, como forma de garantir novas, maiores e melhores vendas.

Por que a fidelização de clientes é importante

Fidelizar clientela é o primeiro passo para que um negócio garanta capacidade de vender de novo, para o mesmo cliente, mas também para seus amigos e conhecidos. Trata-se de um ótimo garantidor de receitas contínuas, que possibilita a manutenção e o crescimento da empresa.

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Desse modo, pequenos ou grandes empresários, devem olhar com cuidado todos os fatores que influenciam no bom atendimento ao consumidor, que passa desde a produção do material e vai até a entrega do produto final. Eis que entra uma protagonista importante aqui: a logística.

Aspectos de uma logística avançada

A palavra logística vem do idioma grego e significa habilidades de raciocínio lógico e cálculo. E isso tem tudo a ver com o resultado final que sua empresa busca quando vende alguma mercadoria que precisa de entrega ao destinatário.

Uma logística avançada deve considerar o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte e o armazenamento de produtos, com a garantia de que os prazos de entrega e os indicadores de qualidade sejam cumpridos. Ter isso muito bem definido em seu negócio trará segurança na operação, atendimento satisfatório e, por fim, fidelização de clientes.

Um dos pontos mais interessados pela logística é justamente o transporte em si da mercadoria, que possui influência determinante para o sucesso do negócio ficado em venda online.

Transportadora certa é fundamental

Chegando à conclusão de que o transporte é de fundamental importância para uma boa logística, e consequentemente, fidelização de clientes, aparece uma pergunta muito comum: o que avaliar antes de contratar uma transportadora?

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Dentre os principais critérios para fazer essa avaliação, podemos elencar algumas perguntas que devem ser feitas:

  • Quais os atributos de segurança que a transportadora possui?
  • Como é a infraestrutura tecnológica da empresa?
  • A transportadora é capaz de oferecer agilidade?
  • Sua equipe é profissional e treinada?
  • Qual é a abrangência de coleta e entrega?

No nosso blog, há diversos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor o que é preciso para que uma transportadora seja considerada a escolha certa. Aproveite!