Entenda um pouco mais sobre dropshipping: o que é e como funciona

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Graças ao dropshipping, empresas de e-commerce conseguem vender produtos sem precisar de grandes estoques próprios de mercadorias. A técnica consiste na parceria entre as lojas virtuais e fornecedores, que reverte em benefício a ambos e também ao consumidor final.

Mas, afinal de contas, o que é dropshipping e o que significa esse termo? E como isso funciona? Confira neste post!

O que é dropshipping

Em tradução livre, a palavra é uma junção: drop, que significa soltar, e shipping, que significa remessa. Assim, já dá para perceber qual é a ideia desse conceito, que busca facilitar a entrega das mercadorias.

De modo geral, a técnica é liberar a entrega dos produtos e a armazenagem do estoque para outra empresa, normalmente o fornecedor parceiro. Ou seja, no dropshipping, o e-commerce efetua a venda e envia a ordem para o fornecedor, que por sua vez, irá retirar o produto do seu estoque e enviar para o consumidor final, em nome do comércio eletrônico. A diferença entre o preço cobrado para o cliente e o praticado pelo fornecedor é o lucro da loja.

Ao contrário do que muitos imaginam, o dropshipping não é uma novidade. O caso é que esse termo está mais difundido, por conta do crescimento do e-commerce nos últimos tempos, que impulsionou a entrada de grandes e tradicionais players na venda online.

No entanto, a técnica já vem sendo utilizada há bastante tempo. O modelo ganhou cenário quando as televisões e os rádios começaram a veicular programas e comerciais onde produtos podiam ser comprados por telefone.

Benefícios desse modelo

Mas, por que o dropshipping é algo que traz benefícios reais para o negócio de venda de produtos? Vamos explicar um pouco mais sobre isso.

Para a loja virtual, a vantagem é não ter que investir em grandes estocagens de produtos, antes de lança-los para venda, o que poderia tornar o negócio inviável ou aumentar o custo do produto no e-commerce.

Já o fornecedor fica, de certo modo, liberado dos detalhes de manutenção do e-commerce, publicidade e canal de venda. Ele se foca na armazenagem dos produtos e na entrega dos mesmos.

Outro fator importante é que a loja de e-commerce não precisa abrir armazéns em diversos locais do país ou do mundo, para conseguir entregar as mercadorias. Isso poderia inviabilizar o negócio.

Não precisar de estoque próprio facilita o aumento do leque de produtos. Ou seja, a loja pode colocar no seu catálogo mercadorias que não têm tanta saída, mas que podem ser vendidos, abrindo novos mercados, oferecendo mix de produtos e combos.

Ainda, o dropshipping permite escalar o negócio sem precisar comprometer-se com grandes investimentos. Se a venda dos produtos e a região de atuação aumentarem de forma acentuada, a demanda será repassada aos fornecedores parceiros, desde que eles tenham condições de atendê-la.

Como funciona na prática

Agora, vamos entender u pouco mais sobre como colocar em prática o dropshipping. São alguns passos que devem ser seguidos, confira:

1 – escolher os fornecedores

A primeira etapa é escolher fornecedores de produtos levando em conta a sua capacidade de oferta para a demanda, estoque e entrega das mercadorias.

2 – ofertar ao cliente

Depois de escolhido o fornecedor, é hora de ofertar o produto ao cliente. Quando ele fizer a compra, o pedido é enviado ao fornecedor parceiro.

3 – envio para o consumidor

Essa parte fica a cargo do fornecedor parceiro, que sacará o produto do seu estoque e enviará para o cliente, sendo também responsável pela logística, prazos de entrega e acompanhamento da mercadoria.

4 – invisibilidade do fornecedor

Em todo processo de dropshipping, na sua maioria, o fornecedor parceiro é invisível ao consumidor final. Isso porque essa informação não interessa para ele. O cliente vai ter contato apenas com a marca da loja virtual que lhe vendeu a mercadoria.

Importância da logística no dropshipping

Sendo a loja virtual ou o fornecedor, ambos devem ter ao seu lado um parceiro logístico de confiança e seguro. Isso porque uma transportadora profissional e com experiência no ramo pode garantir a qualidade da entrega das mercadorias, um quesito fundamental quando o assunto é e-commerce.

A Plimor possui expertise, atuando junto a lojas virtuais e fornecedores e contribuindo para o sucesso das parcerias de dropshipping. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar no seu negócio!

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