E-commerce: como construir sua marca na internet

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Quantas vezes você já se perguntou qual é o segredo que muitas lojas online têm para fazer sucesso na internet? Por que algumas empresas de e-commerce são mais lembradas do que outras? O que fazer para consolidar a marca e, consequentemente, aumentar as vendas?

São perguntas que muitos que atuam (ou estão começando a atuar) no mercado de vendas pela internet fazem. No e-commerce, fazer a gestão correta da marca, também chamado de branding, é essencial para se alcançar resultados positivos no negócio. Mas como fazer isso?

Procure entender o e-commerce

Embora os conceitos básicos e gerais de construção de marca sirvam para ambas as frentes, há diferenças no branding de lojas físicas e de lojas online. Uma das principais características é que o e-commerce exigiu ainda mais concentração e esforço do poder da marca, para que o cliente não corra para a concorrência, devido à rapidez de escolha que esse tipo de venda possibilita.

No mercado de vendas online, a reputação da empresa ganhou ainda mais peso na tomada de decisão do cliente, seja qualquer tipo ou valor do produto. As pessoas compram mais facilmente de quem elas confiam.

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Por isso, invista em modelos de venda e entrega de mercadorias que passem segurança ao cliente, e que garantam que ele irá receber os produtos e ficará satisfeito com o serviço agregado à mercadoria. No e-commerce, não adianta seu produto ser o melhor se você tem problemas de logística, por exemplo.

Experiência do cliente conta muito

Quando falamos em experiência do cliente, estamos tratando de tudo: a maneira como ele chegou até sua loja digital, como ele encontra o produto, formas de pagamento disponíveis, as informações sobre a mercadoria, sistema de entrega rápida e segura do produto. Ou seja, no e-commerce, além da qualidade do produto em si, é preciso se preocupar com tudo que envolve o processo de compra.

Leve em consideração que a sua marca na internet é criada por meio das avaliações e dos comentários que o próprio cliente realiza. Isso quer dizer que, você pode investir muito dinheiro em publicidade, mas de nada adiantará se sua reputação na rede estiver abalada.

O boca-a-boca, agora digitalizado, ganhou ainda mais força no mercado.

Mantenha relacionamento com seu cliente

Uma das vantagens do mercado virtual é a grande quantidade de ferramentas de relacionamento que podem ser utilizadas para você conversar com seu cliente. Faça uso disso.

Realize formulários de pesquisa, peça avaliações da compra, seja grato pelo feedback, não deixe seu cliente sem resposta, aproveite as redes sociais mais adequadas para seu público, envie e-mails, etc.

Criar maneiras de conversar com seu cliente, para que ele se sinta bem acolhido pela sua empresa, é uma das joias do branding no e-commerce. Jamais deixe isso de lado.

Invista em parceiros adequados

Para não correr o risco do seu plano de gestão de branding na internet naufragar, mesmo que faça tudo certinho, pense no que os outros vão fazer por você. Procure parceiros adequados e profissionais, que sejam garantia de sucesso para seu negócio online.

Por exemplo: uma plataforma de e-commerce adequada para seu volume de vendas, um operador logístico confiável e experiente no ramo, um profissional que possa lhe orientar na gestão da marca, etc.

Branding na internet não é apenas ter um site bonito ou um nome que chame a atenção do público. A construção e consolidação da sua marca dependem de uma estratégia que envolve diversos fatores, mas nada que possa ser um bicho de sete cabeças. Bote em prática e acelere suas vendas. Para finalizar, outra dica: tenha paciência, uma marca forte e consolidada não é construída da noite para o dia!