E-commerce: 5 dicas para vender mais e melhor pela internet

como vender mais

Um dos segredos para ter sucesso no campo das vendas online é ficar atento em uma boa gestão do negócio, para não cometer erros básicos. Vender mais pela internet exige tanto ou até mais esforço quanto em uma loja física.

No entanto, nada disso é um bicho de sete cabeças, impossível de ser domado. Para ajudar quem atua no ramo do e-commerce ou quem quer começar nessa área, nós reunimos algumas dicas importantes, que podem ser seguidas com o objetivo de dar resultado sólido. E independe do tamanho da empresa.

1 – Entenda quem é seu público

Com o avanço da tecnologia, as ferramentas de comunicação tornaram-se muito mais acessíveis, propiciando novas formas de medir dados. Informação sobre o seu público consumidor é uma joia muito valiosa, que pode ajudar a tomar ações mais assertivas em diversas frentes do seu negócio.

As ferramentas e possibilidades para medição de informação podem variar conforme o mercado de atuação da empresa, área de abrangência, etc. Um dos painéis de dados mais conhecidos e utilizados no mundo é o Google Analytics. Gratuito, ele é indispensável em seu site de vendas. Outras redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube também possuem displays de dados importantes.

público alvo como vender mais

Fazer pesquisas também é uma das melhores formas de conhecer o cliente, ou o futuro cliente. Invista em formulários, não muito longos, mas objetivos e com perguntas pertinentes ao negócio. Obviamente, utilize as respostas melhorar a eficiência do seu serviço.

2 – Abrace o mundo aos poucos

A ideia de vender produtos para qualquer local do planeta é tentadora, não é mesmo? Mas, tome cuidado com isso. É preciso ter em mente (ou no papel) um planejamento pé-no-chão e sólido de crescimento do negócio. Comece pela sua região, vá atendendo bem esses clientes, e depois expandindo as vendas para outros locais.

Lembre-se que umas das coisas que mais jogam contra um negócio de vendas online é prometer e não conseguir cumprir. Por isso, planeje muito bem a logística da sua entrega e o que sua empresa precisa para funcionar corretamente, sem deixar ninguém na mão. Também trabalhe com orçamento previsível e real, coloque tudo na ponta do lápis, deixe uma margem de segurança.

3 – Acompanhe os números do negócio

Os números, se olhados superficialmente, podem causar enganos. Portanto, crie o hábito de relacionar todas as movimentações da sua empresa, não importa o tamanho que ela tenha nem o montante da movimentação. Você pode optar por sistemas de gestão personalizados, mas que têm um custo, ou até mesmo uma boa planilha de excel.

Relacione e preveja todos os custos dos produtos, da operação e da logística de entrega. Também tenha um inventário do estoque sempre atualizado com as mercadorias que entram e que saem, para não ser pego de surpresa.

Tendo conhecimento claro da movimentação financeira do seu negócio, fica mais fácil de prever novos investimentos, buscando vender mais e expandir a loja virtual.

4 – Utilize uma plataforma de e-commerce adequada

Para fazer o gerenciamento de uma loja virtual, de uma forma segura e profissional, a indicação é utilizar uma plataforma de e-commerce. Por meio desse sistema, é possível fazer o cadastro dos seus produtos, preços e estoque, incluir as formas de pagamento, extrair relatórios, entre outros. As funções variam conforme a plataforma.

A escolha de um sistema adequado ao tamanho da empresa e tipo de produto é muito importante, pois uma mudança não prevista pode causar custos adicionais ou problemas de vendas. Analise pontos como integração com outras plataformas e sistemas, liberdade de gerenciamento do design, custos de manutenção ou mensalidade, funcionalidades oferecidas, etc.

5 – Tenha um bom parceiro logístico

A senha para obter êxito quando se vende pela internet é ter um bom parceiro na área logística, afinal de contas, a entrega das mercadorias, no prazo e em segurança, é fundamental. Um cliente satisfeito, que recebe sua compra corretamente, sempre terá tendência em comprar novamente, além de indicar para amigos e familiares.

Portanto, invista em uma empresa que possua expertise e atributos favoráveis em transporte de cargas. Para ajudar nessa escolha, acesse nosso texto explicativo sobre o que avaliar antes de contratar uma transportadora.

preciso transportar 500px