Como calcular o frete?

como calcular o frete

Na hora de enviar alguma mercadoria, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o valor do frete. Afinal de contas, o cálculo para se chegar ao valor do transporte leva em consideração diversas variáveis.

Pensando nisso é que nossa equipe da Plimor produziu este post, que tem como objetivo explicar de uma maneira didática como funciona esse cálculo. Nele, você vai entender melhor tudo o que influencia no valor do frete.

Variáveis do frete

Para calcular o valor final do frete, a maioria das transportadoras utiliza uma série de variáveis e indicadores. Como as pessoas e empresas embarcam produtos totalmente diferentes uma das outras, é importante considerar as peculiaridades de cada mercadoria até para que seja cobrado um valor justo pelo transporte.

Algumas variáveis a serem consideradas na hora de embarcar uma mercadoria são mais conhecidas e quase óbvias. Exemplo disso são o peso e a cubagem (altura x largura x comprimento) do produto. Elas influenciam diretamente na ocupação de espaços e nos recursos de estrutura para a carga.


Outro fator importante para o cálculo do frete é o CEP, tanto de coleta quanto de entrega da mercadoria. Além disso, transportadoras profissionais também levam em conta outros fatores como o valor da nota fiscal.

Como é feito o cálculo

Sabendo de todas as variáveis é que a transportadora calcula o valor do frete. Com relação ao produto, peso e cubagem são essenciais para determinar o custo do transporte, também atrelado ao valor da nota fiscal. Afinal de contas, o valor da mercadoria também tem efeito.

como calcular o frete - mapa

Quanto maior a distância a ser percorrida para que o produto seja entregue, maior será o valor do frete. Isso em virtude dos custos operacionais que envolvem combustível, pneu, segurança e mão de obra qualificada. As regiões de entrega e coleta também são levadas em conta. Por exemplo, se a entrega for em regiões de difícil acesso (zona rural ou zona de alta incidência de roubo), haverá impacto no custo.

Também há casos em que podem ser cobradas taxas específicas como Taxa de Dificuldade de Entrega, Taxa de Agendamento, Taxa de Carro Dedicado, Taxa de Restrição de Tráfego, Taxa de Dificuldade de Acesso.

Calculadora de frete

Como forma de auxiliar pessoas e empresas a calcularem o valor do transporte de mercadorias, a Plimor desenvolveu uma calculadora de frete. Para utilizá-la, basta acessar o site e ir em Calcular Frete.

O usuário deve preencher os campos informando corretamente os dados. A Plimor recebe as informações e envia um e-mail com o valor previsto para o transporte. É bastante simples, prático e ágil!

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone